quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Boletim de Greve (de 04 à 08 de agosto/16)

EDUCADORES PEDEM SOCORRO!


A Greve dos Educadores da Rede Pública de Paço por Valorização Profissional e a Oferta de uma Educação de Qualidade tem um Calendário de Atividades desde 01/08/16 até dia 15/08/16, a saber: Atos Públicos e visitas às Escolas municipais, conversando com os colegas que por algum motivo não aderiram à greve, Reunião com o Secretário de Educação, Ida ao MPF e Câmara de Vereadores.

Nas visitas às Escolas que supostamente estariam tendo aula, os grevistas conferiram os mais diversos problemas, que vão desde o abandono, matagal, sucateamento, falta de segurança, e o mais comum foi: alunos sendo liberados às 9:30 da manhã e às 3:30h da tarde por falta de água para o consumo e preparo de alimentos, para limpeza e manutenção de banheiros, falta de professores e também observou-se situações onde um profissional ficava com até 3 ou mais salas numa tentativa “heroica” de substituir vários profissionais.


Os grevistas ouviram dos Trabalhadores várias denuncias:

"há meses que a escola solicita profissionais ao governo sem resposta e que este problema se repete todos os anos, várias escolas sem professores e a Semed sabe e não toma nenhuma providência";


"Falta alimentação escolar e equipamentos para cozinha, quando se tem um não tem o outro";


"Falta água, alimentação para alunos e professores antes da greve, por isso que os alunos estão sendo liberados mais cedo".



Já tivemos denuncias de colegas como a do Prof. Julio Sales, atual Secretário de Educação, de que na escola que dava aulas era servido como merenda aos alunos água com gelo, dentro de panelão, acompanhado de biscoito ou pão.



Os Professores também reclamaram falta de recursos fundamentais como diário de classe, carteiras escolares para todos os alunos, falta de materiais didáticos, falta de manutenção em equipamentos elétricos, como ventiladores quebrados salas lotadas e sem a devida circulação de ar e o calor chega a ser insuportável, pois confina seres humanos;

Assuntos que merecem destaque, pois foram recorrentes em todas as escolas: o Assédio Moral a trabalhadores nos locais de trabalho e a falta de Segurança nas escolas.

Nestes dois últimos falta tudo, faltam políticas públicas junto às comunidades, faltam recursos e equipamentos nas escolas para que se iniciem o período letivo na data certa e não quase no meio do ano, faltam mais professores, falta concurso público, faltam escolas, falta mais compromisso de ambos os lados.

Agora, como solicitar mais de um trabalhador que não tem seus direitos efetivados, que para ver a escola funcionando ele desembolsa para suprir necessidades básicas destas escolas que vão desde temperos, água para trabalhadores e alunos consumirem, confecção de recursos, Xerox, passagens, pequenos reparos elétricos, hidráulico e até estruturais... O QUE SOBRA PARA ESTE PROFISSIONAL DIVIDIR E SUSTENTAR SUA FAMÍLIA? COM QUE RECURSO ELE SE APERFEIÇOARÁ?

Diante do exposto, afirmamos o seguinte, o que menos precisamos é de propaganda onde o governo diz que faz e na realidade isto não existe, não precisamos de secretário dizendo que vai dar aula para resolver o problema de falta de professores e não cumprir o que diz... o que realmente precisamos são de condições dignas de trabalho e que estão assegurados nos Estatutos dos Trabalhadores e que não são efetivados por falta de boa vontade política do atual governo municipal, precisamos de recursos e de condições de trabalhos.

CHEGA DE AMEÇAS, BASTA DE INSEGURANÇA, CHEGA DE MENTIRAS, CHEGA DE ENGANAÇÃO! OS EDUCADORES SABEM SEUS DIREITOS E DELIBERARAM GREVE PORQUE NÃO AGUENTAM MAIS ESPERAR, este atual governo está perto do fim, já teve 5 secretários e o único que dialogou e respeitou a Categoria foi o 1º, o Sr. Paulo Buzar, de lá até hoje não temos muito o que falar, além de um total descaso, ameaças e terrorismo para com trabalhadores e alunos.

NOTA: As Comissões desmistificaram sobre os Direitos de Trabalhadores e Alunos e que os Educadores possuem o direito em aderir ou não a greve. Este pedido veio dos próprios Servidores que ainda não haviam aderido a Greve devido as ameças que sofreram e qual a garantia que o Sindicato daria aos mesmos, após estes esclarecimentos mais trabalhadores tem aderido a Greve em Prol da Valorização dos Trabalhadores e por uma Oferta de Educação de Qualidade.

CONSIDERAÇÕES:

A Diretoria deste Sindicato acredita que por se tratar de interesse coletivo da Categoria, TODOS deveriam aderir ao movimento grevista, para que estes problemas apontados acima, dentre vários outros, fossem sanados em menor tempo.

JUNTOS VENCEREMOS!

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

Nenhum comentário:

Postar um comentário