sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

OS ROLEZINHOS E AS POLITICAS PUBLICAS PARA A JUVENTUDE

OS ROLEZINHOS  E AS POLITICAS PUBLICAS PARA A JUVENTUDE.
              O que era pra ser simplesmente uma diversão tornou-se um caso de segurança publica, pois  os jovens  da periferia só queriam mesmo era zoar, e tietagem com os seus ídolos da internet e logo a classe dominante se vê assustada, na sua concepção ser pobre e negro é uma doença e devem manter distancia, tanto o é que a famigerada limiar concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo representa bem o pensamento da elite dominante.
O encontro de jovens em espaços públicos que não foi feito para eles ocuparem vira imediatamente uma preocupação, pois , tais jovens não têm a aparência de gente bonita e a mesma importância sócia- econômica dos jovens brancos de classe média, que saem em grupos agredindo e matando cidadão sem seu pleno direito , exercitando a intolerância e o preconceito . Onde o racismo fala mais alto , o caso mais pitoresco aconteceu em um condomínio de luxo no RJ , onde operários foram humilhados  pelo sindico por serem pobres , segundo ele os trabalhadores eram fedorentos e não deviam estar neste espaço.
             Na grande São Luis falta espaço para a juventude, que ociosa sem ter o que fazer em sua comunidade tem ao menos o direito de sair do gueto , do confinamento a que esta submetida, e ir ao Shopping Center  ao menos para sonhar com o consumo e dar um role é normal . No programa minha casa minha vida , constrói –se o sonho da casa própria ,  mas os espaços de lazer para os jovens ficaram esquecidos. O poder do estado é de cunho repressivo, excludente, sexista e racista, nós somos iguais perante a Lei só nas letras mortas da progressista CF/88.
 
             Dados do MS sobre mortalidade no Brasil mostram que mais da metade dos 52.200 mortos por homicídios em 2011 eram jovens (27.400 ou 57%), dentre eles 72% de negros e pardos e 93% do sexo masculino, esta é a principal causa de mortes de jovens de 15 a 24 anos.
 
                                   Política publica para a nossa juventude com extrema urgência.
Viva a juventude maranhense.
                         Herbete Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário