segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

BOLETIM - ATO PACÍFICO NO MPE


ATO PACÍFICO DO SEDUP COM A CATEGORIA NO MPE DIA 11/02/2019

Realizado nesta manhã, por volta das 10:40h, a diretoria do SEDUP esteve reunida com a Categoria no Ministério Público – MPE onde realizaram um Ato Pacífico, com o lema: NENHUM DIREITO A MENOS! e contou com a participação expressiva, ativa e ordeira dos Trabalhadores, que buscaram ajuda deste Ministério a fim de intermediar problemas emergências, gerados pela Prefeitura e Semed local, que se não equacionados, podem gerar prejuízos a trabalhadores e alunos.

Os participantes do Ato foram atendidos antes do horário que haviam recebido em um primeiro contato, de que, possivelmente aconteceria às 13:30h.

Os Educadores montaram uma Comissão que pudesse representar todos os segmentos presentes e apresentassem um apanhado geral do que os levara até ali.

A Comissão de Educadores foi recebida pela Dra. Raquel Pires, Promotora de Justiça que ouviu atentamente a todos da Comissão que relataram os infelizes episódios e situações que a Categoria está sendo submetida de forma injustificada e descabida.

A Comissão saiu do MPE com a certeza de que terá ajuda na mediação deste problema e que estas mudanças repentinas e sem aviso prévio precisarão de uma explicação do governo municipal para assim termos um retorno para uma solução mais breve possível deste impasse.

A Comissão avaliou, na saída, como positiva a audiência na promotoria e referendou alguns pontos importantes como próximos passos.

1 – A Categoria deve manter sua lotação de origem e desenvolver suas funções;

2 – O Professor e os Profissionais de Suporte Pedagógico, descritos na Lei do Piso, devem obedecer sua Jornada de 20 ou 40h, para qual prestou concurso, respeitando o máximo de 2/3 destinados a interação com os educandos;

3 – Caso o Servidor seja impedido de realizar suas funções na UEB de sua lotação, o mesmo deverá fazer um registro (por meio de vídeo e/ou com testemunhas) por meio de relatório identificando o funcionário que cometeu tal atitude, para ser utilizado numa posterior ação judicial, caso seja necessária;

4 – Caso o Servidor tenha sido remanejado por meio de ofício (comunicação oficial) da Semed, o mesmo não deve abandonar seu local de trabalho e deve solicitar imediatamente por meio de Requerimento, esclarecimentos sobre tal atitude e entrar em contato imediatamente com o setor jurídico do seu Sindicato;

5 – Será realizado outro Ato Pacífico no dia 15 de fevereiro (próxima sexta), no Conselho Municipal de Educação – CME, a partir das 9:30h.

CONSIDERAÇÕES:

TODOS os Servidores não associados, DEVEM PROCURAR O SEDUP PARA REALIZAREM SUA SINDICALIZAÇÃO, o mais rápido possível, para que tenha direito a assessoria jurídica do Sindicato.

Agradecemos a TV e Rádio Difusora pela cobertura deste evento.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SEDUP

4 comentários:

  1. Os professores atualmente das séries iniciais de carga horária de 40h dão aula nos dois turnos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até a gestão municipal anterior sim, a partir de 2018, "parte" dos professores trabalhou somente um turno, com base na fala do próprio governo municipal, porém, sempre temos apresentado sugestões ao governo municipal para equacionar esta situação, infelizmente não fomos ouvidos; na atual gestão, também buscamos o diálogo, apresentamos alternativas pautadas e fundamentadas na legislação vigente e infelizmente novamente não fomos ouvidos; na tentativa de atalhar o tramite legal, o governo municipal por meio verbal instituiu as 30h, de forma truncada chegou a distribuir declarações a alguns professores concedendo um Jornada de 30h, o que gerou um grande problema para todos, pois, acreditamos que deveria ter sido instituído por meio de lei.

      Você pode ter mais detalhes sobre este assunto na matéria deste sindicato, clicando no seguinte link (https://qgpacodolumiar.blogspot.com/2018/02/boletim-informativo-reuniao-260118-com.html)

      Obrigado pelo contato.

      Excluir
  2. Vocês podem enviar o e-mail de vocês?

    ResponderExcluir