sexta-feira, 17 de julho de 2020

#VotaFundeb #AprovaFundeb




O Fundo De Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico, também conhecido como FUNDEB, é responsável por distribuir recursos entre estados e municípios para o funcionamento das escolas públicas e pagamento de salário de professores nas escolas públicas de todo o país.

Responsável por quase metade de todo o investimento na escola pública, este mecanismo criado por lei em 2007 termina em 2020. Corremos contra o tempo pela renovação do fundo, caso contrário nossas escolas ficarão sem financiamento no próximo ano.

Já está pronto para ser votado no Congresso Nacional, após muitas discussões com sociedade civil, entidades e parlamentares de diversos partidos, o Projeto de Emenda Constitucional nº 15 de 2015 (PEC 15/2015). O relatório, de responsabilidade da Deputada Professora Dorinha (DEM-TO), já foi apresentado na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, precisa ir para análise em plenário da Câmara e em seguida do Senado.

Nós, das entidades estudantis, em conjunto com outros movimentos de professores e educadores, acreditamos que é URGENTE a necessidade de aprovação dessa PEC, garantindo especialmente alguns pontos como:

  • Fundeb com permanência garantida na constituição, diferente do que é hoje com 10 anos de prazo;

  • Aumento da porcentagem de repasse de recursos por parte da União ao FUNDEB, que hoje se encontra em apenas 10%;
  • Garantia de que todos os recursos sejam utilizados nas escolas públicas;
  • A distribuição dos recursos entre estados e municípios seja feita de forma justa, auxiliando em especial os de menor IDH;


ATENÇÃO! Para viabilizar a aprovação desse projeto, precisamos mobilizar a sociedade e pressionar os parlamentares para que votem a PEC 15/2015 com urgência!

Divulgue, assine nosso abaixo assinado e encaminhe um e-mail aos parlamentares!
_____________________
Texto Adaptado; Fonte: CNTE


Para votar click no link a seguir e preencha a inscrição.



TODOS PELA EDUCAÇÃO!!!

Esta campanha o SEDUP apoia!

ASCOM/SEDUP


Nenhum comentário:

Postar um comentário