segunda-feira, 18 de março de 2013

Professores corram que ainda dá pra fazer sua INSCRIÇÃO NA PLATAFORMA FREIRE!


ATENÇÃO

Secretaria Municipal de Educação - SEMED
INFORMATIVO
(Inscrição para 1ª, 2ª licenciaturas e formação pedagógica na Plataforma Freire)

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação - MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996.

A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. A secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso e a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação.

Para se inscrever nos cursos do PARFOR, lembre-se que é preciso ser professor da rede pública de educação básica em exercício e ter pelo menos 3 anos de magistério. Estão incluídos nesse rol os professores de creche, educação infantil, ensino fundamental e médio.

Diretores, auxiliares administrativos ou pessoas que exerçam qualquer outra função em Secretarias e escolas públicas que não a docente não podem se inscrever nos cursos do PARFOR
.
Neste ano poderão se pré-inscrever os docentes e tradutores intérpretes de libras. Lembramos que os profissionais que desejarem se pré-inscrever deverão estar cadastrados no educacenso na função docente ou tradutor intérprete de libras. Lembre-se também que só é permitido se matricular em um curso correspondente a disciplina que você ministra na rede pública.
Os cursos do PARFOR são qualificados como cursos de:

·         Primeira licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não tenham formação superior;

·         Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que atuam em área distinta da sua formação inicial;

·         Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica graduados não licenciados.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 11/02/2013 a 18/03/2013
Para acessar A PLATAFORMA FREIRE: http://freire.mec.gov.br

Cursos disponíveis para São Luís e São José de Ribamar:



Cursos
Modalidade (1ª Licenciatura,
2ª Licenciatura, Formação Pedagógica)


Número
De Vagas
Ofertadas/
Instituição

Município De
Realização Do
Curso


Modalidade De Funcionamento
Do Curso


Turno de funcionamento

Data prevista para o início do curso
Licenciatura em Artes Visuais – turma 3

Licenciatura

40
IFMA

São Luís

Finais de semana

Integral

Agosto /2013
Licenciatura em Biologia – turma 2

Licenciatura
40
IFMA

São Luís
Finais de semana

Integral
Agosto /2013
Licenciatura em Química- turma 2

Licenciatura
40
IFMA
São Luís
Finais de semana
Integral
Agosto /2013
Licenciatura em Matemática- turma2

Licenciatura
40
IFMA
São Luís
Finais de semana
Integral
Agosto /2013
Pedagogia
Licenciatura
60
UFMA
São José de Ribamar
Finais de semana
Integral
Julho/2013

Secretaria Municipal de Educação - SEMED

PASSO A PASSO

Para aproveitar todas as informações disponíveis da Plataforma Freire, o professor precisa fazer um cadastro. Entra na plataforma e clica em primeiro acesso, preenche dados, como o CPF e nome completo, cadastra uma senha (com quatro letras e dois números) e informa o e-mail (se não tiver e-mail, a plataforma tem um campo para criá-lo).

Feito isso, o professor retorna à tela principal e clica em já sou cadastrado, informa CPF e senha e clica em autenticar, então aparece a tela principal da plataforma. Entre a série de ícones informativos, ele vai encontrar o currículo do professor.

Como cadastrar o currículo – Quando clicar em currículo do professor vai aparecer o nome do docente (que fez aquele cadastro inicial). Nesse espaço, ele pode inserir uma foto. No campo seguinte, vai descrever, em poucas linhas, um resumo do currículo (formação, experiências). Salva as informações e passa para o campo seguinte, onde vai detalhar sua formação acadêmica e complementar; no próximo espaço, vai informar sobre a atuação profissional (escolas em que trabalhou e trabalha, as disciplinas, as etapas de ensino); no outro espaço, vai descrever projetos que tenha desenvolvido na escola; nos próximos campos são pedidas informações sobre produção de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação.

Escolha de cursos – Depois de cadastrado, o professor deve consultar o ícone previsão de oferta de cursos. Ali, ele encontrará tabelas com a projeção da oferta de cursos, por estado. Depois de verificar os cursos disponíveis, o professor pode fazer a pré-inscrição no curso que pretende fazer. Primeiro, seleciona o estado e a área do conhecimento. Feito isso, a plataforma informa a relação de cursos disponíveis (esse ano somente presenciais). Então, faz a pré-inscrição. Pode fazer até três opções de cursos.

Passo seguinte – A plataforma manda à secretaria estadual ou municipal de educação todas as pré-inscrições de professores. É a secretaria que vai validar a inscrição, autorizar a participação do professor e enviar o nome dele para a universidade que dará o curso.
Com a senha e o CPF cadastrados, o professor acompanha o andamento da sua pré-inscrição diretamente na Plataforma Freire.

Quatro atores – Para executar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Plataforma Freire conta com quatro atores: o professor que indica o curso que deseja fazer; a secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso; a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que coordena todo o processo e avalia a qualidade.

_______________________________

CONSIDERAÇÕES:

Informamos aos nobres Professores que ainda dá tempo, lamentavelmente, só conseguimos disponibilizar estas informações agora...

Gestão: “A CONQUISTA É DE TODOS!”
Saudações sindicais, um forte abraço e que Deus nos abençoe.

INFORME-SE, PARTICIPE E DIVULGUE!

- A DIRETORIA –

Nenhum comentário:

Postar um comentário